sábado, abril 03, 2010

ANALISE ...as minhas telas

A POETISA DAS TELAS


(Christiano A. Fagundes Freitas)

Em termos gerais, pode-se afirmar que a arte naif ou arte primitiva moderna (como também é conhecida) é aquela produzida por artistas sem uma formação acadêmica na arte que executam. No entanto, importante ressaltar que tal fato não significa uma obra artística com qualidade inferior , e a produção artística de Maria Tereza Braz é a grande prova dessa minha afirmação.

Maria Tereza Braz é, inquestionavelmente, uma grande artista naif. A técnica utilizada por Maria Tereza Braz é algo que, por si só, já desperta a curiosidade daqueles que têm sensibilidade e digo-lhe mais, nobre leitor, até mesmo as pessoas mais insensíveis ficam emocionadas, em estado de encantamento diante de uma tela pintada por essa talentosa artista.

Maria Tereza é verdadeira poetisa das telas: em cada tela pintada por Maria Tereza, fica registrado um poema, com versos que falam de amor, que choram de saudade, que retratam a beleza da vida em todas as suas formas, pois sabe a artista ( e como sabe) que viver vai muito além do que os olhos permitem ver...

Se Amália Rodrigues é a rainha do fado, se Fernanda Montenegro é a diva do teatro brasileiro, Maria Tereza é, sem dúvida, a dama da pintura (naif) contemporânea de Portugal. E faço questão de citar uma artista brasileira nessa comparação, pois a obra de Maria Tereza atravessou o oceano, uma vez que a artista já conquistou prêmios importantes no Brasil, além de ter participado de diversos concursos de artes plásticas no Brasil, sempre chamando a atenção pela beleza, pela simplicidade de sua arte! E quem disse que o simples é fácil? Ledo engano de quem não sabe mesmo o que diz!



Se o artista naif, às vezes, “desafina” em sua arte é pelo fato de fazer dela uma extensão do seu viver, e a vida, com frequência, nos leva ao caminho da “desafinação”, mas o importante é isso: vislumbrar a poesia que os momentos de dor nos oferecem! E a arte de Maria Tereza Braz prova que é possível fazer nascer uma flor do solo alimentado por uma grande dor!



Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro. Brasil.

1 comentário:

  1. “A Páscoa vem trazendo uma mensagem de paz, esperança e amor.”
    Feliz Páscoa!

    Voando pelo teu Blog, e colhendo as mais belas imagens e também luz, amor e
    paz. Um espaço lindo e mágico que sempre retornarei.

    Com carinho da Fada do Mar Suave.

    ResponderEliminar