sexta-feira, julho 17, 2020

solidao

1 comentário:


  1. arteemtempodecoronavirus
    Arte em tempo de coronavírus (384) “Solidão”, pintura em acrílico sobre tela de Maria Tereza, de Portugal, proporciona uma série de reflexões sobre o tema que intitula a obra. A imagem traz um conjunto de elementos que compõem uma atmosfera aparentemente bastante depressiva sobre o tema, inclusive pelas tonalidades rebaixadas utilizadas que parecem conduzir a sentimentos de agonia e dor.

    O isolamento social praticado como forma de combate ao novo coronavírus nos fez repensar, porém, até o conceito de solidão. O trabalho da artista lusa pode ser lido, nesse contexto, de várias maneiras. O assento está sozinho, assim como a lua, mas as árvores estão aglomeradas – e talvez devamos prestar mais atenção nelas.

    A solidão está ligada a percepções existenciais de vazio não apenas por falta de companhia, mas, principalmente, pela falta de motivações transformadoras. Estar só pode ser um excelente motivo de reflexão – e a pandemia pode ter nos alertado para isso. Estar só no meio da multidão é fácil. O difícil é estar acompanhado de si mesmo quando se está sozinho.

    A imagem de Maria Tereza evoca essas reflexões porque provoca uma interpretação do nosso olhar. Se o banco traz a solidão, a lua motiva o sonho e as árvores são o nosso eixo de contato com o divino, ligando, pela verticalidade, as profundezas das raízes no solo aos céus. Em meio a tudo isso, está a Mãe Terra, de onde viemos e para onde voltaremos – sozinhos, mas não necessariamente sós. .
    Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br
    3 sem
    Foto de perfil de mariaterezabraz
    mariaterezabraz
    <3 Obrigada @arteemtempodecoronavirus @oscardambrosio <3


    ResponderEliminar